terça-feira, 11 de julho de 2017

USO RACIONAL DA ÁGUA EM DISCUSSÃO EM COLATINA/ES

Um evento realizado nesta segunda e terça-feira (10 e 11-7-2017), em Colatina/ES, discute formas mais racionais de utilização da água. Os resultados serão aproveitados no 8º Fórum Mundial da Água em 2018. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) está à frente do movimento.
Uma das propostas é substituir, na lavoura, a irrigação por aspersão pela de gotejamento, que é mais econômica no consumo de água. O representante do CREA, Geraldo Fereguetti, admitiu que o custo para a troca do sistema quase dobra (de R$ 4 mil para R$ 7 mil), mas compensa pelo que significará para o meio ambiente. Para implantar o gotejamento, o agricultor necessita de um profissional que irá projetar o sistema adequado.
Fereguetti disse que 70 por cento da irrigação utilizada hoje no Espírito Santo é a convencional, que desperdiça mais água. O encontro ocorre nas dependências do IFES de Colatina, e para participar é só levar dois quilos de alimento não perecível. TEXTO E FOTOS (reproduzidas de imagens televisivas): Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (11-7-2017)

Nenhum comentário: