sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

MAIS HOMENS DA FORÇA DE SEGURANÇA VÊM PARA O ES, E EFETIVO DEVE CHEGAR A 3 MIL

Helicópteros e veículos blindados da Marinha vão fazer parte da Força de Segurança que está atuando no estado do Espírito Santo. "A atuação é temporária e episódica", diz o general responsável pelas operações. Mesmo não sendo permanente, novas tropas foram convocadas e seu efetivo deve subir de dois mil para três mil homens até este sábado (11-2-2017).
RESSARCIMENTO
Enquanto isso, a Procuradoria Geral da República informou que o Governo Federal não pode arcar com "prejuízo" causado por "ato ilícito". O Ministério Público deve abrir inquérito para averiguar a questão e definir quem vai ressarcir os gastos da União com o envio de tropas ao território capixaba. Em média, a diária de cada integrante da Força Nacional de Segurança é de R$ 200, segundo noticiário matinal da TV Vitória.
DIÁLOGO
O secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, participou da reunião de representantes do Governo do Estado com representantes dos PMs, no caso as esposas que lideram os piquetes nas entradas das unidades policiais. Pompeu disse, em entrevista na manhã desta sexta-feira (10-2-2017), ao Bom Dia ES (TV Gazeta), que há dificuldade para se estabelecer uma mesa de negociação pois não haveria uma liderança explícita para discutir com o Governo, já que as associações representativas da categoria se posicionaram fora da organização do movimento.
Ele disse que observou nas negociações "ressentimento acumulado" e "clima confuso", ressaltando que a segurança pública é o "mais essencial dos serviços essenciais". Revelou ainda que, com o movimento, a "hierarquia foi quebrada", lembrando que um oficial da PM fez apelo, em vídeo veiculado na internet, para que seus subordinados voltassem às ruas, o que não ocorreu. Enfatizou ainda que houve quebra de disciplina (desobediência) e casos de "crimes gravíssimos" que afetam a segurança nacional. Informou que estariam sendo investigados casos de atentado, ameaça e homicídio.  
TEXTO: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com

Nenhum comentário: