quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Comando da Segurança Pública do ES passa para Forças Armadas

Falta de segurança chega aos PMs: 2 baleados em Cariacica e um em Santa Maria de Jetibá, Ônibus voltam a circular na Grande Vitória. OAB pede volta dos policiais às ruas. Sede de TV atingida por tiros
Cerca de 2 mil homens das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e da Força Nacional de Segurança devem atuar no estado do Espírito Santo para garantir a volta da normalidade na segurança pública, com a paralisação dos trabalhos da Polícia Militar, movimento que começou no último sábado (4-2-2017). Nesta quinta-feira (9-2-2017), portanto, é o sexto dia sem a atuação dos policiais militares capixabas em suas funções constitucionais. Familiares e simpatizantes dos PMs ainda permanecem nas entradas das unidades da corporação, "impedindo" a saída dos policiais. As mulheres dos PMs (em sua maioria) teriam reivindicado, em reunião na quarta-feira com o Governo do Estado, 100% de aumento.
Salário
A categoria - que tem salário base de R$ 2.640 - reivindica reajuste nos vencimentos, entre outros itens da pauta. O nível salarial seria o de menor valor do país (ou um dos menores), segundo análises diversas divulgadas nos meios de imprensa em geral. O Governo do Estado alega dificuldades financeiras dos cofres públicos e de não dispor de R$ 500 milhões para reajustar somente o salário da categoria dos PMs. O governador licenciado Paulo Hartung chegou a dizer que, para conceder reajuste, teria que haver aumento de impostos, o que não seria compatível com a situação por que passa a sociedade em geral nesse momento de crise econômica.
Forças Armadas recebe Comando da Segurança
O Governo do Estado transferiu o Controle (Comando) da Segurança Pública do Espírito Santo para as Forças Armadas. O decreto foi assinado pelo governador em exercício César Colnago, formalizando a atuação do Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira (FAB) no território capixaba para suprir a falta dos policiais militares. O comando da segurança passa para o general do Exército Adilson Carlos.
PMs baleados
Segundo os noticiários locais e nacionais da manhã desta quinta, os próprios policiais militares começaram a ser vítimas do movimento de paralisação. Dois PMs foram baleados na cidade de Cariacica (na Grande Vitória) e um terceiro PM em Santa Maria de Jetibá, na zona rural capixaba. Eles não correm risco de vida. A informação é de órgãos públicos. Já uma associação militar informou que seriam três PMs baleados em Cariacica. Segundo informações do Sindicato dos Policiais Civis, o número de homicídios no estado já soma mais de cem, desde o último sábado (4-2-2017).
Ônibus circulam
Nesta quarta, os ônibus voltam a circular na Grande Vitória, segundo as informações que chegam aos órgãos de imprensa. O primeiro ônibus que faz a linha do terminal Campo Grande, por exemplo, já saiu do Terminal de Vila Velha rumo a Cariacica, mas havia poucos passageiros. Os ônibus estão chegando e saindo dos terminais de forma gradativa. Devem circular as linhas troncais, e alguns trabalhadores já começam a chegar aos postos de trabalho."Caronas solidárias" também estão sendo usadas para chegar ao trabalho, ou seja, "amigos ajudando outros amigos".
OAB pede volta ao trabalho
O presidente da OAB, Homero Mafra, disse, em entrevista nesta manhã ao Bom Dia ES, que o movimento é ilegal e pediu a compreensão das mulheres dos policiais militares, acentuando que "está na hora da PM "voltar às ruas". Defenseu compreensão e diálogo e disse que a população está pagando a conta. "É inaceitável que a polícia não esteja nas ruas", enfatizou.
Prefeito de Cachoeiro assina decreto de emergência
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Vitor Coelho, assinou um decreto de emergência a fim de contratar serviços particulares de segurança, A cidade tem 200 mil habitantes e esse serviço particular iria ajudar a Guarda Municipal na proteção aos cidadãos. A Força Nacional de Segurança chegou na quarta-feira a Cachoeiro, para patrulhar os bairros da cidade.
Sede de TV é atingida
A sede da TV Gazeta, em Vitória, foi atingida por quatro disparos de arma de fogo, no setor do auditório, segundo foi divulgado no Bom Dia ES, nesta quinta-feira. As balas seriam "ponto 40". O secretário estadual de Segurança, André Garcia, foi informado ao vivo sobre as balas recolhidas no local e disse que determinará a realização de perícia (por parte da Polícia Civil) para saber de que arma se originaram os tiros.
TEXTO, PESQUISA E FOTOS: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (9-2-2017)

Nenhum comentário: